''Observando os pais americanos tecerem elogios rasgados aos filhos pelas tarefas mais simples - desenhar um garrancho ou agitar um bastão -, percebi que os pais chineses superam seus equivalentes ocidentais em dois aspectos : (1) Têm sonhos mais altos para seus filhos; e (2) têm mais consideração pelos filhos porque sabem o quanto eles podem aguentar.''
Outro dia liguei a televisão na rede globo e estava passando uma reportagem que me chamou atenção, a história de como uma mulher chinesa se comporta em relação a criação e educação dos seus filhos, não, antes que gere algum tipo de dúvida ainda não sou mãe, mas um dia pretendo ser e mesmo que não fosse achei incrívelmente interessante o campo de visão que essas mulheres têm em relação as suas crias. E passando ontem na livraria minha amiga achou o livro publicado por Amy Chua que retrata exatamente o que ela tinha falado na entrevista. Super curiosa pra aprender um pouco mais sobre a cultura chinesas comprei o livro que acabei em um dia e posso dizer que foi um dos melhores livro que já li até hoje, e olha que não foram poucos. O estilo de vida, a forma como ela cresceu, a dedicação, reconhecimento e respeito que têm para com seus pais e o aprendizado que querem passar para suas duas filhas é algo surpreendente e altamente inspirador. A quem diga que é uma maneira um tanto quanto perversa mas quem conhece a história vê que Amy, assim como grande parte das mães chinesas, criam vencedores, verdadeiros líderes, que elas acreditam nos filhos muito mais do que eles mesmos e por isso os tratam as vezes de maneira tão severa. Amy fala que não basta ser bom que tem que ser o melhor, que não pode tirar B se pode tirar A, pra que segundo lugar se tem capacidade de ser o primeiro. Há que não goste e critique o comportamento chinês mas não é a toa que são os mais inteligentes porque têm o nível de entendimento e visão em relação ao futuro muito mais avançados e não de uma sociedade patética na qual vive hoje o resto do mundo. Pra eles o conhecimento se começa de cedo, ainda bem pequenos, que não há tempo a perder e com isso rapidamente alcançam os mais altos patamares no ranking de qualquer coisa, acreditam que a exaustão leva a perfeição e que fazer o que todo mundo faz e ser mediano nunca seria o bastante. É, podem até não gostar da cultura chinesa mas hão de respeita - los.
Porra, dá até vontade de ler o livro do jeito q descreveu aê hein...
ResponderExcluirÉ devemos perceber que a cultura chinesa tem lá as suas vantagens no quesito estudo e dedicação...
Eles tem o meu respeitoo ! haha ^^
Eh ate interessante e justifica o pq dos chineses estarem na frente.. Mas acredito q esse tipo de educação, na base da pressão, da exigencia, isso cria pessoas frias na minha opinião.. pessoas que após um tempo não conseguem mais expressar oq sente. Com meu filho eu irei criar na base do carinho, onde cada passo dele sera importante em sua e na MINHA vida, mostrando que um A eh importante, mas se vc tirar um B eh um indicativo q vc esta no caminho para alcança-lo. Familia tem q ser referencia de carinho e suporte eu acho!
ResponderExcluir